quarta-feira, 3 de abril de 2013

Alimentos Calmantes

Hoje em dia vivemos em uma correria danada e com isso ocorre aumento do stress, ansiedade, depressão e por ai vai... Vivemos em jornadas de trabalho longas, casa, família, transito, enfim, quem não se estressa com essa correria não é mesmo?
Hoje separei alguns alimentos que tem como uma das funções ser calmantes.
Salientando que o exercício físico tbm é um ótimo aliado contra o stress, depressão e ansiedade!!!!
Vamos aos alimentos:

Abacate:
Além de suas funções antioxidantes, o abacate é uma fruta rica em gordura saudável e glutationa, uma substância que bloqueia a absorção intestinal de certas gorduras responsáveis pela liberação de radicais livres. Também é rico em vitamina B, essencial para ajudar a manter a calma. Pode ser consumido puro, em vitaminas, saladas e até em lanches.



Frutas Vermelhas:
Frutas como a amora, o morango e a framboesa são ricas em vitamina C, excelente no combate ao estresse. Em uma pesquisa feita na Alemanha, 120 pessoas foram submetidas a um teste, segundo o qual deveriam fazer um discurso e depois resolver problemas matemáticos complexos. Aqueles que haviam ingerido vitamina C apresentaram menor pressão arterial e níveis mais baixos de cortisol do que aqueles que não ingeriram. Essas frutas podem ser consumidas com saladas, no iogurte, com grãos como aveia ou granola e também podem ser congeladas




Laranja e Acerola:
A laranja é uma outra fonte de vitamina C e, de quebra, possui a vantagem de poder ser transportada com facilidade, já que sua casca dura impede que amasse na bolsa, por exemplo. É muito consumida em sucos, saladas ou como sobremesa.



Ostras:
As ostras são uma fonte natural de zinco. Uma porção com 5 unidades tem mais da metade da dose diária de zinco recomendada, além disso o zinco é um mineral calmante. As receitas com essa iguaria são variadas podendo ser consumida com molhos ou só com limão.







Nozes:
As nozes possuem o alfa-linolénico, um ácido rico em ômega 3 e outros ativos que ajudam a combater a perda de memória, além de regular o cortisol e a adrenalina.



Alface:

Tranqüiliza e reduz a ansiedade. No talo está a Lactucina e nas folhas a Lactupicrina, substâncias com propriedades calmantes. A Alface, por isso, é indicada entre outras coisas como calmante, analgésico, emoliente, cicatrizante, depurativa e desintoxicante. 












Banana:
 Rica em potássio, que regula os impulsos nervosos.




Maracujá: 


folhas e frutos, flores também são calmantes naturais. É uma ótima fonte de carboidratos, de minerais como cálcio, ferro e fósforo, e ainda de vitaminas A, C e vitaminas do complexo B. Este fruto tem propriedades depurativas, sedativas e adstringentes. Suas folhas, assim como o fruto, também apresentam importante ação calmante. 






Espinafre, berinjela e milho: 

São ricos em mineral que participa na produção de serotonina, neurotransmissor cerebral que ajuda o corpo a relaxar.



Colaboração: www.dicasdemulher.com.br
http://www.sabetudo.net
http://www.jornaldacidade.net
Imagens: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário