sexta-feira, 26 de abril de 2013

Chá de Alecrim

Olá pessoal, como passaram a semana?
Bom por aqui o friozinho continua e com essa mudança de temperatura muita gente está resfriado ou gripado.
Nessas próximas publicações vou postar os benefícios de alguns chás para poderem nos ajudar a recuperar desses mal-estar...

Hoje vou postar sobre o chá de Alecrim, mas primeiro algumas curiosidades sobre  a planta:
O Alecrim foi utilizado por farmacêuticos desde a antiguidade. Os gregos e os romanos tinham o alecrim com grande estima. Esta planta não faltava em nenhum jardim medicinal no séc. XVI, sendo utilizado em cosmética e, queimado, era usado como incenso para purificar o ar. O seu cultivo era vulgar nos mosteiros da Europa desde a idade média. Em muitas regiões de Portugal substitui a palma e a oliveira na festa religiosa do Dia de Ramos.

Como preparar:
Para preparar a sua própria chávena de chá de alecrim, pode adicionar uma colher de chá de folhas secas num único copo de água fervida. Este pode então ser ingerido aproximadamente dez minutos depois, a fim de usufruir de todos os seus benefícios finais. Pode optar por adicionar mel e limão, que também é um acompanhamento muito frequente no sentido culinário.A infusão de alecrim é muito fácil de preparar. Você só precisa ferver um litro de água, juntamente com diversas folhas desse arbusto. Depois de ferver, deixe repousar durante 5 a 10 minutos, retire as folhas e a infusão está pronta para beber.
 Para o alívio de determinados sintomas, poderá beber cerca de três vezes por dia ou conforme necessário. O chá de alecrim oferece-lhe uma dose diária de vitaminas, incluindo a vitamina A, vitamina B1itamina B2, vitamina K,vitamina C e viramina D. O alecrim também contêm antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

Benefícios do chá:
Como chá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma acção fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando, aumentando a disposição e a energia, agindo como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental.
Este chá ajuda a combater o congestionamento, dor de estômago, e os sintomas da gripe, alergia e resfriados. A combinação pode parecer um pouco incomum no início, mas tem um paladar muito bom. O sabor fresco do alecrim complementa o sabor quente e picante do gengibre 

Benefícios em geral:
Ajuda a recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual.
• Ajuda o corpo a assimilar o açúcar, por isso é ótimo para diabéticos.• É digestivo.• É excelente contra anemia, tensão pré-menstrual e problemas de irrigação sanguínea.• É excelente contra constipações, dores de garganta e bronquite.• É indicado para tendinite e dores musculares e reumáticas.• É indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca.• É ótimo contra cansaço mental, tonturas.• É ótimo contra perda de memória e aumenta a capacidade de aprendizado.• É ótimo para a saúde da pele e contra lesões e queimaduras.• É útil contra queda de cabelo e caspa. Nesses casos, pode-se beber o chá e enxaguar o cabelo com ele.• Estimula o metabolismo, agindo no fígado e melhorando a irrigação dos órgãos.• Fortalece o centro vital e age em todo o organismo.• Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.
Por ser estimulante, o chá de Alecrim não deve ser consumido à noite, sob o risco de prejudicar o sono.
Contra Indicações:
Não deve ser administrado no período de gravidez.



Colaboração: http://www.fotosantesedepois.com
http://algarve-saibamais.blogspot.com.br
Imagem: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário